domingo, 12 de abril de 2015

Cap. I: Corações flagelados


http://www.tecnogospel.com.br/

A narrativa se inicia em Acaia, no sul da Grécia, em sua capital: Corinto, no ano de 34 d.C. Nessa época, a cidade em peso fora atormentada por violenta revolta dos escravos oprimidos. Fato que resultou na intervenção de Roma.
Jochedeb recebe agressão de tribunos romanos por não cumprimentá-los.
É anunciada a devassa.
Qualquer habitante que se sentir prejudicados em seus interesses pessoais ou que se encontrarem necessitados de amparo legal, poderão expor suas queixas e reclamações, que serão plenamente atendidas pelas autoridades.
Jochedeb recebe nova agressão de tribunos romanos por cumprimentá-los.
Ao voltar para casa diz que vai fazer uso da oportunidade de devassa, o que Jeziel pede que não faça por saber que o Legado Romano – Licínio Minúcio – era corrupto.
Faz a leitura das sagradas letras, pela sugestão de Jeziel, sem mudar de idéia, caindo em Provérbios:
- “Filho meu, não rejeites o corretivo do Senhor, nem te enojes de sua repreensão; porque Deus repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem.”
Ao reclamar na devassa a correção dos atos anteriores (desapropriação) é surpreendido pela sentença contrária e que amplia a injustiça.
O legado imperial, em nome de César, resolve ordenar o confisco da suposta propriedade de Jochebed ben Jared, concedendo-lhe três dias para desocupar as terras que ocupa indebitamente, visto pertencer, com fundamento legal, ao questor Licínio Minúçio, habilitado a provar, a qualquer tempo, seus direitos de propriedade.
Leva dez bastonadas ao implorar a Licínio Minúcio.
Coloca fogo nas pastagens do Licínio Minúcio.
Jeziel ajuda a combater o incêndio sem saber que fora o Pai seu iniciador.
Jochedeb, Abigail e Jeziel são presos acusados do incêndio.
Abraçando aos dois filhos, o pobre israelita marchou à frente da escolta, que os observa sem piedade.


Acaia
http://www.cronicasdeatlantida.com/

Publicada por Graça Leite 

**********

Na sua opinião no referido capitulo (cap. I – primeira parte) podemos identificar no comportamento de Jochedeb, Abigail e Jeziel sinais de docilidade, serenidade e resignação? Justifique.



3 comentários:

  1. Jochedeb ao apanhar mostrou-se dócil; a fé e o amor a Deus e aos seus filhos lhe dava serenidade, consolo e resignação. Sentiu revolta sim, mas mostrou-se dócil ao implorar por sua casa e duvidou da justiça e misericórdia divinas.
    Jeziel: pede que o pai tenha coragem, pois confia na justiça divina. Mostra-se dócil ao tentar frear o pai em seu intento. É sereno ao buscar nas escrituras a resposta para os acontecimentos.Tem a fé que lhe resigna dos infortúnios. Acredita na evolução pelo sofrimento. Jeziel e Abigail são exemplos de fé. Abigail é pura docilidade.

    ResponderExcluir