CAP. II: O TECELÃO
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Paulo acomoda-se em humilde estalagem na
cidade de Palmira, faz o acerto com Judá dando-lhe o camelo como remuneração e
o dispensa.
Procura o irmão de Gamaliel que se
chamava Ezequias. Toma conhecimento que o seu mestre Gamaliel havia se convertido
ao Cristo e era considerado pela família como senil.
O ex-rabino encontra-se com
Gamaliel conversa e pede conselhos pois se encontra sem trabalho e dinheiro.
Gamaliel mostra a Paulo a necessidade do testemunho, de não olhar as
dificuldades, sentir a dor e vencer as dificuldades para ser discípulo do
Cristo.
Gamaliel aconselha-o a trabalhar,
valorizar as tarefas simples e utilizar a própria força para se manter. O aconselha
a ir ao deserto provar a humildade e a solidão e exterminar o “homem velho” a
golpes de sacrifício e disciplina.
O ex-discípulo recebe de Gamaliel uma
cópia dos escritos de Levi que Gamaliel recebeu de Simão Pedro.
Paulo chega ao “Oásis de Dã”, onde
estava Áquila e Prisca sua mulher, para trabalhar como tecelão e meditar.
O convertido vê o casal lendo uns
pergaminhos e descobre que são os escritos de Leví ao que os comparam
conferindo, satisfeitos os textos e os ensinos.
O casal Áquila e Prisca, contam a
perseguição que eles e sua família sofreram em Jerusalém a Paulo.
O trabalho duro e o sol do deserto
curtem Paulo, que tem seu aspecto modificado e endurecido e a alma é
enriquecida de luz e serenidade, com novos valores.
Após um ano na companhia de Áquila e
Prisca, Paulo toma conhecimento da morte de Gamaliel.
Paulo confessa a Áquila e Prisca que era
Saulo de Tarso. É perdoado e decide não mais falar do passado.
Paulo revela seu sonho de ir a Roma
anunciar o Cristo aos irmãos da velha Lei.
Paulo, depois de três anos, deixa o Oásis
de Dã e os dois amigos e vai para Damasco.
Publicada por Graça Leite
Publicada por Graça Leite
Diz Emmanuel que "sem Estevão não haveria Paulo", e o encontro com Àquila e Prisca, que eram seguidores de Jesus, foi mais um exemplo do planejamento reencarnatório. Este encontro serviu para fortalecer a fé do Convertido de Damasco, preparando-o para ter disciplina com os estudos e para todas as pregações que ainda faria.
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